Como empregador deve proteger os seus funcionários de situações que comprometam a saúde dos mesmos. Isso inclui tomar medidas para proteger os seus funcionários e clientes do coronavírus (COVID-19). O coronavírus pode ser transferido de pessoas para superfícies. Assim, é extremamente importante garantir a higienização e desinfeção regular dos seus espaços. Saiba a diferença entre limpeza e desinfeção:

Limpeza

A limpeza é o ato de remover sujidade e outras impurezas de quaisquer superfícies, por exemplo limpar um balcão sujo de restos de alimentos com detergente e água.

Desinfeção

A desinfeção é o ato de destruir micro-organismos nocivos, como bactérias e vírus. A limpeza por si só não será eficaz para o controle do coronavírus, tornando-se, pois, necessária uma desinfeção com produtos químicos. No entanto, certifique-se de tomar as devidas precauções ao usar produtos químicos, consultando a ficha técnica do produto, por forma a manuseá-lo de forma segura.

Estas são algumas das medidas que deve tomar, para manter o seu local de trabalho seguro contra o coronavírus: 

  • Manter um cuidado regular na limpeza das superfícies para que as limpezas a fundo possam ser realizadas de forma mais eficaz e rápida;
  • Limpar as áreas regularmente de acordo com o seu manual de limpeza;
  • Definir orientações claras para o uso e limpeza de quartos de banho, chuveiros e vestiários para garantir que eles sejam mantidos limpos;
  • Limpar áreas de trabalho e equipamentos entre cada utilização;
  • Limpar e desinfetar frequentemente objetos e superfícies que são tocados regularmente;
  • Se os equipamentos como ferramentas ou veículos forem compartilhados, limpar após cada uso.

Existem diversas superfícies que poderão ficar esquecidas, uma vez que não são normalmente alvo de limpeza regular. Assim, salientamos aqui algumas, para que não se esqueça:

  • Telefones;
  • Maçanetas das portas;
  • Corrimãos;
  • Interruptores;
  • Tampos de secretária;
  • Teclados de computador;
  • Rato de computador;
  • Tampos de mesas e secretárias;
  • Braços das cadeiras, superior e inferior;
  • Bancadas;
  • Micro-ondas;
  • Dispensadores de papel higiénico;
  • Autoclismo;
  • Torneiras;
  • Dispensadores de sabão líquido;
  • Secadores de mãos de ar quente; 
  • Dispensadores de papel toalha.

Aplique estas dicas para garantir um espaço seguro, limpo e desinfetado e para assegurar a segurança e conforto de todos aqueles que frequentam o seu local de trabalho. Se necessitar de uma equipa profissional e experiente para o fazer, fale com a Arquilimpa! Estamos sempre ao seu dispor.

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